Com a benção do São Pedro

Esses últimos meses foram de muito trabalho. Também teve muita empolgação, porque finalmente conseguimos colocar em prática algumas ideias que tínhamos para o site do Theatro São Pedro, que foi lançado ontem, 08 de abril, em Porto Alegre. O desejo de realizar esse projeto vem sendo cultivado há muito tempo. Sabíamos, de antemão, que seria um enorme desafio torná-lo o mais intuitivo e o mais rápido possível, uma vez que ele é acessado por um público bem heterogêneo. Assim, ele foi construído para se adaptar aos diferentes tamanhos de telas e resoluções dos dispositivos de acesso desktop e mobile, além de ter um visual bem contemporâneo, agradável, dinâmico e leve. Planejar, estruturar e desenvolver esse site foi algo muito positivo, porque foi mais um dos trabalhos que fizemos em conjunto com a Bravo, nossa parceira projetos web da vida toda.

Mas antes de mais nada, seria necessário pensar também em redesenhar a marca do TSP, porque sentíamos que isso valorizaria muito mais o resultado final. Tínhamos que fazer muita pesquisa, já que pouco ou quase nada havia de registro da evolução da marca, que tinha sido desenhada à mão, ainda sem os recursos de hoje. O primeiro passo foi fazer um resgate histórico da evolução da construção do teatro observando a proposta do projeto arquitetônico cuja inspiração no estilo clássica, com volumetria simples e sóbria, transmitia a ideia de solidez palacial.

Mais tarde, algumas características da obra original transformaram-se, já que a reconstrução feita em 1975 tinha a proposta de integrar o passado com o presente.

Nova marca do Theatro São Pedro de Porto Alegre

Assim, buscamos redesenhar a marca preservando seu elemento principal, porém, eliminando alguns traços, preenchimentos, espaçamentos e alinhamentos que impactavam a leitura. Fizemos o mesmo trabalho com a marca do Multipalco, apenas minimizando alguns problemas de aplicação existentes. Tivemos um cuidado todo especial em redesenhar essas marcas porque elas formam a imagem institucional de um dos maiores ícones da cultura de Porto Alegre. Ainda faltam o redesenho da Associação Amigos do Teatro São Pedro e da Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro que fazem parte da arquitetura de marca. Isso significa mais trabalho logo aí. Coisa boa isso!

Em breve, vamos publicar o case completo desse redesenho para quem quiser saber mais do processo, mas precisávamos fazer esse post, pois não aguentávamos mais guardar essa novidade só pra gente.