Reposicionar e conquistar novos mercados

Penso que nunca antes as empresas pensaram tanto em si mesmas (além de seus produtos) e em como tornarem-se perenes em mercados e em economias que sobrevivem à luz do novo, impulsionadas pela rapidez e dinamismo que as rodeiam. Ou seja, o mundo gira rápido e é melhor não perder o bonde.

O legal é que isso dá muito pano pra manga para agências como a Dobro, que vão além de deixar as marcas das empresas mais “bonitinhas” e funcionais. A gente pensa, junto com o cliente, qual é a melhor forma de explicar para o mercado e para seus públicos (tanto interno, quanto externo) aquilo que faz, como fazem e porque fazem. Porém, antes disso tem um longo caminho a ser trilhado. Muitas dúvidas, muitos questionamentos e diversos ajustes depois, chega-se ao reposicionamento. Foi exatamente assim a evolução do trabalho que ocorreu ao longo dos últimos meses com duas empresas clientes da Dobro. Foi longo processo para chegarmos ao reposicionamento e à nova arquitetura da marca da Sulati e da Marotti.  Coincidência é que as duas têm bastante tempo de atuação. A Sulati faz 35 anos em 2014 e a Marotti já está quase nos 30. Vamos contar um pouco como aconteceu.

A Sulati de Arroio do Meio, atua na comercialização, logística e faturamento, principalmente dos produtos Dália Alimentos de Encantado. Ela é muito respeitada pela seriedade do trabalho e os clientes reconhecem de longe quando a entrega é feita pela equipe da Sulati. Mas ela precisa mostrar que também tem expertise em outras áreas, que foram aprimoradas ao longo das três décadas. E foi aí que entrou o trabalho de arquitetura de marca.

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Começamos atualizando a identidade visual da empresa a partir do redesign da tipografia, novas cores e a divisão da marca em três segmentos diferentes: logística, marketing e corporativo. A proposta foi apresentada em uma reunião com todos os colaboradores.

Após, criamos materiais de identificação interna da Sulati, como auditório, sala de reuniões e áreas de cada setor, além de criar painéis que deixam visíveis a missão, visão e valores da empresa.

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Agora acompanhamos a Sulati em diferentes eventos, criando materiais fieis à identidade visual criada. Em breve, estarão prontos o portfólio de serviços e o novo site. Afinal, em 2014 serão comemorados os 35 anos de Sulati.

Já a Organização Contábil Marotti atua há 27 anos no mercado de Guarulhos, SP, atendendo mais de um centena de clientes de pequeno, médio e grande porte.  Ao longo dos anos, ampliou a prestação de serviços – anteriormente focada em assessoria contábil e fiscal – oferecendo o serviço de assessoria jurídica, com suporte de profissional especializado na área e, posteriormente, incorporou em seu portfólio de serviços a administração condominal.

Um dos aspectos mais diferenciadores do escritório é o caráter de consultoria que sempre permeou as ações dos gestores. Por essa razão, é muito comum um cliente estar em constante contato com eles em busca de orientação em todos os âmbitos empresarias. Sendo assim, a Marotti vem se consolidando como uma parceira em gestão estratégica, cunho que busca imprimir de forma mais contundente com o reposicionamento.

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Por isso, nada mais propício do que institucionalizar aquilo que já era, na prática, evidenciado. No caso, além da arquitetura de marca que auxiliaria demonstrar de maneira clara os serviços e a forma de trabalho do escritório, pensamos na nomenclatura da marca e suas taglines. Assim, de Organização Contábil Marotti, a empresa passa a ser a Marotti Consultoria Empresarial e os três serviços (ou áreas) que já atuam de maneira independente, mesmo que compartilhando a mesma estrutura, passam a ser a Marotti Assessoria Contábil, Marotti Assessoria Jurídica e Marotti Gestão de Condomínios.

Ufa, o post ficou grande, mas é por um bom motivo, já que se trata também de duas grandes empresas. Vida longa e próspera para as duas!