Solidariedade criativa

O Smile Flame de Porto Alegre é um grupo que reúne pessoas interessadas em fazer o bem, mas de forma criativa, sem clichês ou mensagens apelativas. Fugindo daquele blábláblá de sempre, sabe? A última ação executada por eles foi o Haircut Day, uma iniciativa que buscava trazer um pouco de felicidade para as crianças e jovens que passam pelo tratamento do câncer e que por isso precisam deixar a vaidade e a autoestima de lado a partir do início da queda dos cabelos.

Seguindo esse enfoque Daniel Mattos, principal organizador do evento, procurou trazer para essas crianças e adolescentes um pouco do prazer que sentimos ao sair do salão de beleza com um penteado novo, outra cor nas madeixas ou um corte bem maluco. E foi assim que surgiu o Haircut Day: uma ação que levou perucas coloridas, cabeleireiros e muita felicidade a dois hospitais de tratamento do câncer da capital.

Para sair do papel a ideia contou com a ajuda do financiamento coletivo a partir da plataforma Catarse. A meta era alcançar R$ 4 mil, mas em menos de duas horas o grupo conseguiu levantar metade desse valor e ao todo arrecadaram mais de R$ 8600. Sobre isso o Daniel comentou em uma entrevista para o site da revista O Globo que foi possível sentir “que as pessoas compraram não só o projeto, mas também o conceito de fazer o bem de forma descontraída, sem se levar tão a sério.”

Para saber tudo o que o evento proporcionou às crianças fica mais fácil olhar o vídeo produzido pelo grupo, afinal nessa hora as imagens falam bem mais que as próprias palavras.

Haircut Day

Novas ideias legais surgem a todo momento. Para acompanhar todas as novidades do grupo Smile Flame é só curtir a Fan Page deles.