Cidade Democrática – Yes We Can!

Há tempos escuto pessoas mais velhas falarem que os jovens de hoje já não tem a mesma vontade de mudar o mundo que os do passado. Dizem que hoje não fazemos mais protestos, não levantamos mais bandeiras e que não estamos em passeatas. Acho uma grande bobagem pois, fazemos protestos, reclamamos, levantamos bandeiras, porém por meios diferentes, de acordo com o século em que vivemos. Os tempos são outros e as formas e meios também.

Vi no blog da Super Interessante um post muito interessante :) de um sistema criado para resolver os problemas da sua cidade. Neste sistema você aponta o problema, e alguém que sabe a solução, sugere para ser implementado.

A ideia é do Rodrigo Bandeira, diretor do Instituto Seva que criou o portal Cidade Democrática, que usa a web 2.0, ou seja, internet colaborativa, onde é possível que qualquer cidadão aponte um problema, desde um buraco na rua até um grande descaso da prefeitura. Assim, ONGs, candidatos a cargos púbicos conseguem monitorar a insatisfação da sociedade e propor uma solução.

O vídeo abaixo mostra melhor o sistema criado, que por sinal poderá se tornar uma grande ferramenta política.