Nós e as Caudas Longas

Ontem, dia 8 de outubro, fomos prestigiar o IV Fórum de Internet Corporativa da Agadi, com a presença do Chris Anderson como palestrante principal, ou keynote speaker, como o próprio evento nomeou e deve ser bem mais cool :-). Pra quem não conhece o homem, ele é editor da revista Wired e autor do bestseller “A Cauda Longa”. E está preparando o lançamento de um novo livro, “Free”.

Além da oportunidade de ver Chris Anderson no Brasil (e em Porto Alegre, ponto para a Agadi), o evento trouxe dois painéis tão relevantes quanto à atração principal. O primeiro, um painel corporativo com três profissionais de três grandes empresas, GM Brasil, Globo.com e Bradesco, apresentando suas experiências com internet, marketing digital e novas formas de interatividade com o consumidor. E o segundo, um painel com a presença dos três principais web players no mundo hoje, Google, Yahoo e Microsoft, e a participação do presidente do site brasileiro BuscaPé.

Chris Anderson (crédito: Flickr da Locaweb)
Chris Anderson (fonte: flickr.com/photos/locaweb)

Como já acessei uns quantos sites com cobertura do evento, vou só citar os pontos principais abordados e coloco abaixo links para quem quiser saber mais.

Aumento do poder do usuário, mercado de nicho, modelos de negócio baseados em gratuidade (ex.: Google, Yahoo Mail, etc), relevância de blogs, mudança da forma de criação de conteúdo, colaboração, redes sociais, evolução do acesso à internet pelas classes C e D, foram pontos abordados pelos palestrantes e discutidos com a platéia após cada apresentação. E a participação do Brasil nisso tudo é impressionante. Para se ter uma idéia, hoje o Brasil tem mais usuários de MSN Messenger que os Estados Unidos, segundo o diretor de mercado da Microsoft. Isso sem falar no Orkut e nos outros números apresentados.

E, por fim, não poderia faltar uma pergunta sobre os reflexos da crise atual no mercado digital. Talvez a resposta tenho sido tendenciosa, mas foi quase consenso que uma redução no bolo publicitário pode trazer um crescimento de soluções alternativas de comunicação. Ou seja, a crise pode ser boa para a internet. Será?

Painel Web Players (fonte: www.qualeaboa.com.br)
Painel Web Players (fonte: www.qualeaboa.com.br)
Eu e o César no fórum
Eu e o César no fórum. Apesar da "cara feia", estávamos bem felizes com o evento :-)

Links:

Para entender a Cauda Longa (artigo da Wired): http://www.wired.com/wired/archive/12.10/tail.html

Para entender “Free” (artigo da Wired): http://www.wired.com/techbiz/it/magazine/16-03/ff_free

Site oficial do evento, com os nomes e cargos dos palestrantes que eu não coloquei acima :-): http://www.internetcorporativa.com.br/

Outras fontes sobre o fórum:
Rede Mídia
Terra Tecnologia

UPDATE (14/10/2008)

O Charles Müller, que acompanhou o evento via webcast e ficou “famoso” por ser o único internauta a enviar perguntas, uma por palestra :-), colocou uma cobertura completa no seu blog. Abaixo os links:

http://www.sitecharles.com/artigos/chris-anderson-cauda-longa-free-081008
http://www.sitecharles.com/artigos/iv-forum-internet-corporativa