Liberem o blog da Dobro!

Fiquei sabendo hoje que o nosso blog teve seu acesso bloqueado na rede interna da Univates, universidade aqui da região. A ferramenta usada é o Websense, que filtra determinados conteúdos considerados inadequados para o acesso dos estudantes, professores e funcionários, com um grau diferente conforme o caso.

Sem entrar nos méritos de optar por uma ferramenta do tipo, afinal, cada instituição escolhe a melhor forma de gerenciar sua estrutura de rede, o que me chama a atenção é que, muito provavelmente, o site foi bloqueado justamente por ser um “blog”, já que o motivo apresentado pelo websense foi: a categoria “sites pessoais e rede social” será filtrada.

Fato: tem muita bobagem escrita em blogs. Outro fato: tem muita coisa interessante escrita em blogs. E isso não é uma novidade, porque quem escreve são as pessoas e, da mesma forma, existem pessoas muito interessantes e outras, nem tanto. Isso sem contar que o formato “blog” tem sido muito usado para construir sites, espaços para discussão e divulgação. Escritores independentes usam o blogspot.com como hospedagem porque é mais simples e gratuito. Autores e pensadores renomados possuem blogs para compartilhar suas idéias.

Enfim, em tempos de web 2.0, redes sociais e blogs corporativos (ah, sim, grandes empresas também têm blogs), será que não estava na hora de acreditar no discernimento do usuário sobre o que acessar? Ou, ao menos, filtrar por palavras-chave, ao invés de restringir o acesso a uma categoria tão ampla?

A gente torce para que o nosso blog seja liberado em breve, até porque não é um “site pessoal” e nós acreditamos que ele tem bastante coisa a acrescentar. E torcemos para que outros blogs não sejam bloqueados, como alguns dos exemplos abaixo (vou colocar alguns apenas, mas a lista pode crescer em futuros updates deste post):

- The Long Tail. Blog do Chris Anderson. Editor da revista Wired e autor do livro A Cauda Longa.
- Conector. Blog do Gustavo Mini. Gestor de Conexões da Agência Escala (que já palestrou na Univates).
- Comunica. Blog do curso de comunicação da Univates.
- Lambida Digital. Blog do curso de jornalismo da Univates.
- Conectores. Blog sobre comunicação em geral.
- Brainstorm9. Blog sobre propaganda, agências, marketing.
- Update Or Die. Blog sobre atualidades em geral.

websense
Filtrados pelo websense!

—————

UPDATE

O site Interney.net publicou, em um post de agosto deste ano, uma lista dos 100 blogs mais acessados do Brasil. Vale a pena visitar e conferir que, na verdade, o que as pessoas acessam tem realmente relevância na maioria dos casos. Segue o link: http://www.interney.net/?p=9760065