A história não está nos gibis

Quem nasceu por volta de 1980, como eu, deve se lembrar dos cigarrinhos de chocolate da Pan. Hoje, o mesmo produto se apresenta como “lápis de chocolate” (talvez no diminutivo, não sei) e é um absurdo relacionar cigarro com produtos para consumo infantil. Voltando um pouco mais no tempo, em 1974 meu pai fez uma viagem aos Estados Unidos e trouxe uma série de coisas de lá, desde camisetas do Mickey by Hering, made in Brazil, até uns gibis em inglês. Eu não era nascido na época, mas algumas coisas ficaram, como os gibis.

Esses dias meu filho mais velho “herdou” os gibis, para poder mostrar para a professora de inglês dele. Eu não pude deixar de notar a peculiaridade histórica dos anúncios veiculados nas revisitinhas, tomei os gibis emprestados e cá estão no blog.

Nas duas revistas há vários anúncios de jogos de “soldadinhos” e, em uma delas, um anúncio de um rifle de pressão destinado para crianças, com o sugestivo título “Como dizer ao seu pai que você está pronto para um rifle Daisy B.B”. No verso de outro gibi, bottons de paz e amor.

Bem, fora a tradição militarista norte americana, o período era o final da Guerra do Vietnã, que ajuda a explicar o contexto histórico da coisa. De qualquer forma, este tipo de anúncio, em um gibi de 1974, ajuda a entender melhor certos aspectos da sociedade americana, Columbine e afins.

Tom e Jerry - gibi de 1974

Robin Hood - gibi de 1974